O uso do Certificado Digital na Célula de Identidade é facultativo. No entanto, diversos hospitais e laboratórios do país já utilizam o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) integrado à Certificação Digital. Ou seja: sem a tecnologia adicionada à Célula de Identidade, é possível ficar impossibilitado de atuar nesses estabelecimentos.
É importante que o profissional esteja atento aos benefícios do Certificado no CRM Digital, como diminuição de fraudes, agilidade e segurança nos processos. Utilizando a assinatura digital, que é proveniente do Certificado Digital, o profissional médico se resguarda de atestados médicos e autorizações médicas falsas e ainda pode atuar com muito mais tranquilidade, pois terá a certeza de que sua assinatura não será falsificada.
A3: gerado e armazenado diretamente em uma mídia criptográfica (token ou smartcrd emitido diretamente na carteira profissional), com validade de 3 anos.
Na Sigma Certificadora, você pode comprar o seu Certificado de 3 (três) formas: online acessando nossos produtos, entrando em contato pelo número (11) 3283-3767 ou, encaminhando e-mail para contato@sigmacertificadora.com.br. Nossos Agentes são capacitados para lhe auxiliar na escolha e procedimentos para obtenção de seu certificado.
Documentação necessária:
• Carteira do profissional ou Documento de identificação¹;
• Comprovante de endereço residencial atualizado²;
• Título de Eleitor (opcional)³;
• CEI (opcional)³;
• PIS, PASEP, NIT (opcional)³.
Observações:
1- Célula de Identidade Médica confeccionada em cartão rígido com chip criptográfico ou documento de identificação;
2- Entende-se como comprovante de endereço, contas de concessionárias de serviços públicos: água, luz, telefonia fixa ou móvel e TV a cabo; extratos bancários e de administradoras de cartão de crédito ou contrato de aluguel no qual conste o nome do titular. O documento apresentado não deve ter ultrapassado três meses da sua emissão, e deve estar no nome do titular do Certificado. Pode ser substituído pela declaração de residência, o documento é fornecido no momento do agendamento presencial.
3 - Opcional: Caso sejam informados no momento da compra do produto, devem ser apresentados documentos que comprovem a existência do cadastro na validação presencial agendada.
Sim. A validação presencial é uma etapa imprescindível para a emissão do Certificado Digital. Esse processo consiste na confirmação da identidade do solicitante, através da conferência da documentação pessoal apresentada e o registro dos dados biométricos (foto e impressão digital) coletados no agendamento.